L´OUVERTURE, A ARTE

A arte tem um papel essencial na criação em qualquer esfera. A arte é uma porta aberta para as experiências. E há algo interessante no exercício da arte: o indivíduo não precisa dominar notação musical para entender música, não precisa dominar cinematografia para apreciar cinema. É alguma coisa mágica. Todos nós sabemos o que é arte sem nunca termos feito uma única pintura, poesia ou música, ou mesmo sem termos teorizado sobre ela.
A arte não é espelho, não é reflexo do real, da verdade ou da vida, mas inscrição, criação, realidade. Ela pode funcionar como um bálsamo à vida ou um cartucho de dinamite, tanto pode acalmar paixões como incendiá-las. Indo além, acreditamos que a arte pode realizar utopias e talvez seja a forma mais feliz de fazer recuar a violência. A arte afirma a vontade da criação (Eros) sobrepondo-se ao instinto de morte (Tanatos).
Não existe um único significado para a arte. Uma pintura, uma música ou um poema podem significar coisas diferentes para épocas diferentes, para expectadores diferentes, e todas essas coisas podem ou não alcançar o que o autor perseguiu. Arte é essencialmente prazer, satisfação, plenitude humana. Sentir prazer desinteressadamente talvez seja uma das melhores características do ser humano, embora seja a arte a única capaz de tornar real o mais fantástico impulso de viver, que é não ser totalmente apagado pela morte, como assevera Eça de Queirós no “Prefácio dos Azulejos do Conde de Arnoso”:

Só a arte realmente pode dizer aos seus eleitos, com firmeza e certeza: - «Tu não morrerás inteiramente: e mesmo amortalhado, metido entre as tábuas de um caixão, regado de água benta, tu poderás continuar por mim a viver. O teu pensamento, manifestação melhor e mais completa da tua vida, permanecerá intacto, sem que contra ele prevaleçam todos os vermes da terra; e ainda que, fixado definitivamente na tua obra, pareça imobilizado nela como uma múmia nas suas ligaduras, ele terá todavia o supremo sintoma da vida, a renovação e o movimento, porque fará vibrar outros pensamentos e através das criações deles estará perpetuamente criando.